Dia 04 [Grein - Ybbs - Melk - Spitz]

4.º dia [10-08-2012]
[Grein - Ybbs - Melk - Spitz]

Acordamos sem chuva, embora o céu ameaçasse. Pequeno-almoço tomado, compras para o dia feitas, pequena visita pela localidade e fizemo-nos à estrada. E, pela primeira vez, fizemos uns bons kms de estrada :( Em Ybbs, mudamos para a outra margem do rio. Não me lembro porque o fizemos e o Moleiro também não :) porque, na verdade, poderíamos ir até Melk pela margem esquerda, a que nos encontrávamos. Até Melk vimos vários mosteiros/conventos do outro lado do rio, todos bem lá no alto, e de nada valia estarmos no outro lado … a não ser que quiséssemos fazer uns prémios de montanha :)

Paramos para almoçar em Pöchlarn, localidade de onde é originário o pintor/escritor Oskar Kokoschka. O Moleiro foi visitar a casa/museu, enquanto eu fiquei a tomar conta das bicicletas.

Chegados a Melk, fomos ao posto de turismo deixar as bicicletas e os sacos (mais, uma vez, tinham um local próprio para o efeito) para podermos ir visitar a localidade. Antes da visita, ainda no turismo, tratamos de arranjar dormida em Spitz. A nossa visita centrou-se na abadia beneditina, que é “uma coisa do outro mundo”. Nela, Umberto Eco terá ido buscar inspiração (realizado pesquisas na sua biblioteca) para o livro “O nome da rosa”.

Ainda em Melk, voltamos a passar o rio para o outro lado e dirigimo-nos para Spitz, passando por várias pequenas localidades. Chegados a Spitz, fomos para a pensão “Familie Pichler”, onde mandei uma carecada :) e tomei um banho que me deixou como novo. Fomos jantar a uma pizzaria, onde pedi uma 4 estações e recebi uma pizza toda igual … só com uma estação :) Claro que houve mais do mesmo: lavar a roupinha do dia no lavatório, telefonar aos papás, recarregar as pilhas para o dia seguinte, etc … e dormir.